O blog tendência dos editoriais por assessoras de imprensa.

SULCOS NA REGIÃO DOS LÁBIOS PODEM ESTAR RELACIONADOS A ALTERAÇÕES NA MASTIGAÇÃO, FALA E DEGLUTIÇÃO

ESPECIALISTA VALESCA RESENDE OFERECE TRATAMENTO QUE PODE
ATENUAR E PREVENIR O “BIGODE CHINÊS”

O aparecimento do sulco nasolabial, popularmente conhecido como bigode chinês, muitas vezes não está relacionado apenas ao envelhecimento. Os hábitos de mastigação, fala e deglutição também influenciam na flacidez facial. Prova disso é que eles podem aparecer, inclusive, em jovens.
De acordo com estudos da fonoaudióloga Valesca Resende, existem três fatores capazes de desencadear alterações no tônus da musculatura do rosto: o processo de envelhecimento, as alterações nas funções orofaciais e as irregularidades respiratórias e posturais. Durante seu mestrado, a profissional fez testes em mulheres entre 40 e 50 anos, analisando as preferências de lado para dormir e para mastigar.
Os resultados mostraram como esses hábitos influenciam nas dimensões dessas rugas. Em relação à
mastigação, os sulcos são maiores e mais profundos quando há preferência por um dos lados. O tipo de arcada dentaria também está relacionado à formação dos sulcos nasolabiais, quando há uma alteração que prejudique a mastigação, pode ocorrer uma piora.
O tratamento que a especialista oferece para evitar os sulcos nasolabiais é a terapêutica miofuncional, que leva em conta o relacionamento entre vincos e rugas, desequilíbrios orais, tensões, movimentos exagerados e a dinâmica das expressões. O objetivo é estimular a mastigação bilateral alternada, para que possa proporcionar equilíbrio orofacial.
Além disso, a fonoaudióloga trabalha exercícios faciais que podem atenuar as rugas já existentes. O tempo de tratamento varia de acordo com a necessidade de cada paciente. A técnica baseia-se em uma minuciosa avaliação das funções orofaciais, a fim de detectar hábitos e posturas inadequadas que estejam contribuindo para o envelhecimento. A estética é trabalhada em conjunto com outras técnicas, como acupuntura, massagens, alongamentos, drenagem linfática e exercícios faciais.

Sobre a especialista
Valesca Resende é fonoaudióloga e mestre em Saúde pela UNIFENAS (MG), especializada em Alterações Sensório-Motoras (USP-SP) e em Motricidade Orofacial (CEFAC-MG), com aperfeiçoamento em Dermato-Funcional (IMAM-MG). Foi pioneira no desenvolvimento da fonoaudiologia estética facial, tratamento que consiste na avaliação das funções orofaciais do paciente, a fim de detectar hábitos e posturas inadequadas que contribuam para o envelhecimento facial. A harmonia e a saúde da face estão relacionadas a funções fundamentais do organismo, como respiração, mastigação, deglutição, fala e sucção. As técnicas da fonoaudiologia estética facial trazem como resultado, tanto a atenuação de rugas, como a prevenção do envelhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário